quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Revolução Poética



O projeto está passando por algumas reformulações. O fato mais importante no momento é que os novos poetas estão tendo formação justamente com a turma que vem batalhando conosco desde o ano passado, principalmente, pelas escritoras Jéssica Ferreira, Tawany e Dayane.

Dentre as propostas, houve um consenso em torno da inclusão de dois termos ao nome do coletivo. Agora somos Revolução Poética - Poetas do Negro.

Para quem não sabe o que é revolução, vem uma definição bem bacana feita por Fidel Castro, líder político cubano.

"O que é revolução?
Revolução é: sentido do momento histórico; é mudar tudo o que deve ser mudado; é igualdade e liberdade plenas; é ser tratado e tratar os demais como seres humanos; é emanciparmos por nós mesmos e com nossos próprios esforços; é desafiar poderosas forças dominantes dentro e fora do âmbito social e nacional; é defender valores nos quais se crê ao preço de qualquer sacrifício; é modéstia, altruísmo, solidariedade e heroísmo; é lutar com audácia, inteligência e realismo; é não mentir jamais nem violar princípios éticos; é convicção profunda de que não existe força no mundo capaz de derrotar a força da verdade e das idéias. Revolução é unidade, é independência, é lutar por nossos sonhos de justiça para Cuba e para o mundo, que é a base do nosso patriotismo, de nosso socialismo e de nosso internacionalismo"

Fidel Castro Ruz, 1º de maio de 2000.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.