segunda-feira, 31 de maio de 2010

Poesia e Revolta - encontro do dia 29 de maio.





Saudações aos revoltad@s do Negro!!!
Toda indignação é pouca para a situação do povo trabalhador do Brasil.

O encontro do último sábado contou com a presença da professora de teatro de Guarulhos, Flávia Mariana e teve como foco a indignação enquanto tema para construção poética.

Mas antes de chegar ao assunto principal, recordamos um pouco do atividade anterior, em que trabalhamos com a pergunta: "Um poema pode salvar uma vida?", foi lido o texto da Andressa que está no blog e assistimos ao vídeo com a participação do nosso camarada Euber Ferrari.


A partir daí foi revolta para todo lado. Começamos a reflexão com o poema do Patativa do Assaré, "Prefeitura sem prefeito", assistimos aos clip com o depoimento do Seu João, nosso vizinho ilustre, filho de Patativa. Para fechar, lemos e comentamos "Poema em linha reta", de Fernando Pessoa.


Além do debate, ainda fomos agraciados com dois poemas repletos de revolta escritos pela Tawany. Um tratando dos absurdos que os moradores das periferias passam diariamente devido ao abandono do Estado brasileiro e outro, forte, denso, pesado, trazendo o tema do racismo de forma direta, sem papas na língua.

Dentre muitas outras coisas, foi isso. A Dayane também nos presenteou com um texto lindo sobre o poder transformador da literatura, além da contribuição do Wallafer, com suas leituras de Mario Quintana, sem esquecer dos quadrinhos do Wellington, claro.

Isso foi só um pouco do que rolou. Quem quiser saber tudo, que venha no próximo, falaremos sobre Fernando Pessoa!!!

Um grande abraço,

Eduardo!

(Em breve, os vídeos da atividade).

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.