sábado, 11 de junho de 2011

"Sobre rimas,ritmos e temas "



A atividade do dia 11/06/2011 íniciou-se às 10hs da manhã, com muita poesia, música e com um ilustre visitante: o "Seu" Joao ( filho do Patativa do Assaré), que recitou cordel da autoria do seu pai. Essa foi apenas uma atividade piloto e deu muito certo. Tivemos a presença de mães, professores e funcionários da EMEF Sebastião Franscisco, "O negro", onde o projeto já vem sendo realizado desde 2010, aos sábados e continuará agora patrocinado pelo"Projeto VAI" da Prefeitura de São Paulo.

O professor e formador Eduardo ofereceu uma análise de literatura com o tema: "Sobre rimas, ritmos e temas ", foi trabalhada a música de Gilberto Gil "A novidade", o que nos fez refletir sobre o que era essa tal novidade... o refrão que diz:


Oh! mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
De um lado esse carnaval
De outro a fome total


A intenção também era fazer-nos enxergar que era uma música e que o autor se preocupou com as rimas, mas não esqueceu de passar a mensagem e sua revolta a respeito das condições injustas de nosso mundo.


Nessa formação também foi lido o poema de Solano Trindade "Sou Negro", em seguida foi dado a liberdade para que cada um criasse o seu poema.


Encerramos com um café da manhã e muito bate papo.


Contamos com a colaboração do Murilo e Welington, que filmou e fotografou, da Jéssica, que vem trabalhando muito durante a semana para que tudo desse certo, a Maria Dayane que faz formação durante a semana na EMEF e não pôde estar nessa atividade porque foi representar o coletivo Revolução Poética na Secretaria de Cultura, onde um representante de cada projeto contemplado pelo VAI se reuniu para se conhecer, trocar experiencias e promover articulações. Amanda, pelo café caprichado, não podemos esquecer do Professor Eduardo que articula e movimenta o coletivo Revolução Poética.




JÔ ( Jociane)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.